segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

1º Simpósio Jurídico do GEDIMA - Graves Violações de Direitos Humanos no Maranhão


                                                                                                      
  O GEDIMA prepara para seu primeiro evento, um simpósio jurídico, cujo tema é as graves violações de direitos humanos no Maranhão. Serão dois dias de palestras, 30 e 31 de março de 2016, no auditório da secretaria municipal de saúde. localizada na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, centro, próximo à praça de Fátima.

  No primeiro dia, o professor e também Juiz Federal,  William Ken Aoki abordará sobre "À industria extrativista a luz da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos; em seguida, Rosa Arruda Coelho, gerente executiva do IBAMA de Imperatriz/MA, em que elucidará sobre " O papel do IBAMA no combate aos crimes ambientais na Amazônia" e finalizando a noite, membro do GEDIMA, o professor Artur Antonio da Rocha que discutirá sobre o "Controle de convencionalidade, direitos humanos e direito ambiental".

  No segundo dia, contaremos com a presença da professora e advogada. Mariana Lucena Sousa Santos que ministrará sobre o "A Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos: de violações de direitos humanos e empresas extrativistas"; o professor Marcio Fernando Moreira Miranda que abordará sobre " O princípio da dignidade da pessoa humana e sua interpretação à luz do pacto de San José da Costa Rica; o professor e juiz Welinton Sousa Carvalho com o tema " Os direitos humanos e a situação carcerária no Maranhão" e o procurador federal Pedro Melo Pouchain Ribeiro que discutirá sobre "A atuação do Ministério Público Federal nas graves violações de direitos humanos".

  As inscrições poderão ser realizadas aqui, nos stands permanentes na UFMA, das 19:00 às 21:00, ou antes do evento, caso ainda haja vagas, no valor de R$25,00 (vinte e cinco reais). Será conferido certificado de 30 (trinta) horas aos participantes, pela ILSA - International Law Students Association.

  É um evento carbono zero, pois será entregue uma muda de árvore nativa para cada participante. Durante o simpósio, haverá sorteio de brindes e bolsas de estudo. Contamos com a presença da comunidade em geral.

  

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Reunião do GEDIMA - atuação e realização do simpósio

   Realizado o encontro do GEDIMA, com a presença da professora Mariana Lucena Sousa Santos, que aceitou o convite de participar do grupo. As definições quanto ao simpósio jurídico a ser realizado foram os temas centrais da reunião, assim, estabeleceu-se os dias 30 e 31 de março de 2016 para data do evento.

                                      
  Fiou definido que as inscrições, a priori, seriam virtuais, os certificados dos participantes será de 30 (trinta) horas, o evento deverá ser carbono zero, com a doação de uma muda pelo grupo a cada inscrito. Elegeu-se pequenos grupos os quais ficarão responsáveis pela divulgação do evento, busca de palestrantes, local e patrocinadores.

                                                       

 Estabeleceu-se a leitura da tese da orientadora da professora Mariana, a Drª. Cristina Tereso, intitulada "A Atuação do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos na Defesa dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais".

  Por fim, a professora Mariana Lucena doou ao GEDIMA o livo da tese da Dra. Cristina Tereso.


                                                        

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Retomada dos trabalhos do GEDIMA em 2016

   No início da noite de hoje, na UFMA, campus de Imperatriz, o GEDIMA retomou seus trabalhos, com uma reunião do Prof. William e os integrantes Carlos, Mágila, Andrey e Jefferson. Questões como a realização de um simpósio jurídico sobre direitos humanos e a preparação do grupo para as futuras competições. foram abordadas. Sugeriu-se o convite a professora Mariana Lucena Sousa Santos a integrar o grupo de estudos, ideia que foi bem aceita pelos outros membros.