Na reunião dessa semana, na sala 17 da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, o GEDIMA contou com a presença e o apoio do Comandante do 50° Batalhão de Infantaria de Selva (50° BIS), Tenente-coronel Roberto Furtado. A presença do Coronel possibilitou aos integrantes do grupo obterem maiores informações e esclarecimentos quanto às forças armadas e a diversos temas ligados à Defesa Nacional, a fim de melhor preparar nossa delegação para participar do Congresso Acadêmico de Defesa Nacional.
Na oportunidade, Furtado explanou sobre a preparação acadêmica dos militares, na AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras e na ECEME - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Além disso, detalhou alguns desafios das forças armadas, que poderão nos guiar para elaboração de pesquisas e dissertação de projetos e artigos científicos, os quais serão utilizados no Congresso Acadêmico de Defesa Nacional ou outros eventos futuros que o GEDIMA possa participar.
O Comandante relatou do esforço que as forças armadas possuem para a guarda, proteção e patrulhamento da extensa área de 16.000 KM de fronteira do Brasil, além das operações de combate ao narcotráfico, a biopirataria, o tráfico de seres humanos, tráficos de armas e inclusive aos ataques cibernéticos.
A tecnologia é um aliado na defesa do Estado, por meio de equipamentos e softwares com tecnologia brasileira, afirmou o Coronel. A estratégia nacional de defesa, inegavelmente, necessita de uma indústria, a priori nacional, desenvolvida, para a produção e melhoramento dos equipamentos, veículos e instrumentos já existentes.
Furtado relatou a intenção de aproximar o meio acadêmico com a instituição militar, ao possuir o aval da reitoria, convidará acadêmicos para participar de algumas expedições militares, em terras indígenas por exemplo. Uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos e pesquisa.
Ao final da reunião, o professor Willian sugeriu a ideia do GEDIMA criar um núcleo de estudo sobre Defesa Nacional e concedeu prazo de 10 (dez) dias, para a escolha de um tema e a elaboração de artigo científico com 20 (vinte) laudas para a delegação do grupo que vai ao Congresso.
O GEDIMA agradece o Comandante do 50° Batalhão de Infantaria de Selva (50° BIS), Tenente-coronel Roberto Furtado, pela presença, apoio e pelos conhecimentos fornecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário